segunda-feira, 22 de junho de 2015

Em 2016: Olimpíadas no Rio de Janeiro e 130 anos do bairro de Ramos


Ofuscado pelo evento olímpico, ano que vem Ramos fará 130 anos! Mas este aniversariante tem motivo para festa? Resgatemos o aniversário de 102 anos:


Em 1988, esta era a manchete do Jornal de Bairros do Jornal O Globo
Apesar da baixa qualidade do original, chama a atenção que o subtitulo fala da violência no bairro. Alguém consegue identificar um tema mais atual? Desordem urbana, violência e inversão de valores fazem parte de nosso dia-à-dia.

Última festa de Ramos:


No que evoluímos de 1988 para cá? Foi feita a Transcarioca, inserindo mais mobilidade, mas a que custo aos moradores do bairro? Retratos de violência vem sido feitos na mídia pelos usuários do sistema, onde assaltos e arrastões se tornaram recorrentes:

http://oglobo.globo.com/rio/homem-esfaqueado-dentro-de-onibus-do-brt-durante-assalto-na-estacao-de-olaria-16491324#ixzz3dWaLwxfA

Mas sim! Tivemos uma grande festa de inauguração com a presença da Presidente Dilma no bairro! Para inaugurar o viaduto Renatinho Partideiro:

A festa de inauguração em junho de 2014, SOBRE o viaduto Renatinho Partideiro, em Ramos (Fonte: Site do Planalto - Divulgação Oficial)
Muito embora, para a população de Ramos, a festa tenha sido retratada assim:

Não havia motivo para comemoração SOB o Viaduto Renatinho Partideiro enquanto a festa rolava acima dele.

Mesmo um ano depois da inauguração da Transcarioca,  Ramos ainda não tinha o que comemorar:


Um ano depois, a prometida praça ainda é um terreno baldio, que serve de estacionamento, dentre outros usos não voltados ao lazer no bairro. Algumas mudas de arvores, que volta e meia são atropeladas, foi a unica intervenção feita pela Prefeitura do Rio.


O que acham dificil de enxergar?



Enquanto se vangloriam de que o Parque Madureira é a área de lazer para a Zona Norte, esquecem da dimensão geográfica desta, privando a zona da Leopoldina que dista quilômetros deste parque, de ter as suas crianças brincando saudavelmente:

http://extra.globo.com/noticias/rio/moradores-de-ramos-na-zona-norte-do-rio-ficam-sem-area-de-lazer-apos-obras-do-brt-15961591.html

Mas lembram de registrar quando a falta de opções se manifesta:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/imagens-mostram-criancas-brincando-no-meio-da-pista-do-brt-no-rio.html

Será que é tao difícil ver o obvio? As necessidades da população carioca desta região? A observação do repórter deixa evidente o que é constrangedor a um gestor público:

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/v/avenida-brasil-vira-area-de-lazer-durante-interdicao-das-pistas-no-feriado/3298809/

Nada mais surpreende: o abandono, a destruição e os projetos que só servem de noticia para reeleições:

http://odia.ig.com.br/portal/rio/um-final-feliz-para-cinemas-de-rua-1.415062

Enquanto isto, vivemos as portas de um aumento de gabarito, onde tentar-se-a aumentar as alturas dos prédios construídos no bairro, para que mais pessoas no Rio possam passar a privação de seus direitos básicos constitucionais de lazer e cultura:

http://vejario.abril.com.br/materia/cidade/projeto-quer-atrair-investimentos-de-1-bilhao-de-reais-para-a-zona-norte/


Perguntamos: qual investidor investirá em uma área onde até a Prefeitura já desistiu de investir? Sem Lazer, sem Cultura, sem Ordem Pública. Quem investirá este 1 bilhão de reais? Quais os atrativos desta região, depois que o BRT se mostrou um meio de transporte de violência entre os bairros?

Durante o grande desenvolvimento imobiliário que se viveu de 2010 a 2014, onde obras surgiam uma atrás da outra em bairros como Barra da Tijuca, Grande Tijuca e Zona Sul, onde as condições econômicas eram viáveis para este investimento: Ramos registrou um? dois prédios no bairro todo? E agora? Com o desaquecimento da economia? A quem a AEIU interessa?

O que interessa atualmente a população de Ramos está mais do que claro: Lazer, Cultura e Ordem Pública! Uma pequena fração do Legado Olímpico abundante em outros bairros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário