terça-feira, 30 de junho de 2015

Análise geográfica de disponibilidade de lazer


A própria prefeitura do Rio disponibiliza informações que indicam os problemas.

Utilizando tecnicas de Geoprocessamento automatizado, onde mapas são comparados e geram resultados mensuráveis, e dados públicos de uso de solo e de limites geográficos de bairros da cidade, ambos disponibilizados pelo IPP (Instituto pereira Passos) com referência ao ano de 2012:


Mapa de Uso de Solos, onde indica o que há em cada bairro e a metragem utilizada
 
Mapa com os limites de bairros e lotes.

Fontes dos mapas:
 http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mapa_digital_rio/?config=config/ipp/usosolo.xml
 http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mapa_digital_rio/?config=config/ipp/basegeoweb.xml


Foi possível avaliar bairro a bairro da cidade do Rio de Janeiro com relação ao total de área residêncial e a respectiva área de lazer disponível. As conclusões indicam que principalmente a Área de Planejamento 3, na zona norte da cidade, são as menos favorecidas com estruturas básicas de lazer,  mesmo em bairros predominantemente residenciais.

As áreas de Planejamento do Rio de Janeiro, segundo a Prefeitura do Rio.


A Área de Planejamento 3 é descrita no Plano Diretor da cidade, que rege o desenvolvimento urbano do Rio,  como a "Macrozona de Ocupação Incentivada - é a Zona Norte, o Subúrbio e parte do Centro. Aqui, a ocupação será estimulada, principalmente nas áreas já dotadas de infraestrutura, mas que nos últimos anos sofreram esvaziamento e deterioração", porém as indicações de estimulo a ocupação na área não refletem uma politica pública eficiente no que tange a áreas de lazer:

Podemos observar que Ramos está entre os 25 piores bairros, entre o total de 162 bairros cariocas, em disponibilidade de área de lazer, quando relativizamos área residencial e área disponível para lazer em m². Uma curiosidade: Os bairros da Lagoa e da Glória tem mais áreas destinadas ao lazer do que área residêncial.

De 2012, data da informação do mapa disponibilizado pelo IPP, até 2015, a Prefeitura acertou com o Parque Madureira que melhorou o indicador de Osvaldo Cruz, e com a área de lazer do entorno do Estádio João Havellange que melhorou o indicador do Meier, bairros mapeados entre os piores na relação área residencial / área de lazer.
Ao mesmo tempo a Prefeitura errou com a Transcarioca em Ramos, que também estava ruim no ranking e piorou consideravelmente, com o uso integral ou parcial das áreas de lazer do bairro como parte do trajeto do corredor BRT:






Nenhum comentário:

Postar um comentário