Análise geográfica de disponibilidade de lazer
A própria prefeitura do Rio disponibiliza informações que indicam os problemas.
Utilizando tecnicas de Geoprocessamento automatizado, onde mapas são comparados e geram resultados mensuráveis, e dados públicos de uso de solo e de limites geográficos de bairros da cidade, ambos disponibilizados pelo IPP (Instituto pereira Passos) com referência ao ano de 2012:
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Mapa de Uso de Solos, onde indica o que há em cada bairro e a metragem utilizada |
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Mapa com os limites de bairros e lotes. |
Fontes dos mapas:
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mapa_digital_rio/?config=config/ipp/usosolo.xml
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mapa_digital_rio/?config=config/ipp/basegeoweb.xml
Foi possível avaliar bairro a bairro da cidade do Rio de Janeiro com relação ao total de área residêncial e a respectiva área de lazer disponível. As conclusões indicam que principalmente a Área de Planejamento 3, na zona norte da cidade, são as menos favorecidas com estruturas básicas de lazer, mesmo em bairros predominantemente residenciais.
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As áreas de Planejamento do Rio de Janeiro, segundo a Prefeitura do Rio. |
A Área de Planejamento 3 é descrita no Plano Diretor da cidade, que rege o desenvolvimento urbano do Rio, como a "Macrozona de Ocupação Incentivada - é a Zona Norte, o Subúrbio e parte do Centro. Aqui, a ocupação será estimulada, principalmente nas áreas já dotadas de infraestrutura, mas que nos últimos anos sofreram esvaziamento e deterioração", porém as indicações de estimulo a ocupação na área não refletem uma politica pública eficiente no que tange a áreas de lazer:
De 2012, data da informação do mapa disponibilizado pelo IPP, até 2015, a Prefeitura acertou com o Parque Madureira que melhorou o indicador de Osvaldo Cruz, e com a área de lazer do entorno do Estádio João Havellange que melhorou o indicador do Meier, bairros mapeados entre os piores na relação área residencial / área de lazer.
Ao mesmo tempo a Prefeitura errou com a Transcarioca em Ramos, que também estava ruim no ranking e piorou consideravelmente, com o uso integral ou parcial das áreas de lazer do bairro como parte do trajeto do corredor BRT:
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