segunda-feira, 16 de março de 2015

Projeto de Ciclovia na Zona da Leopoldina


Após uma intensa batalha de divulgação da falta de ciclovias na zona Norte, mas especificamente na zona da Leopoldina, travada através do Facebook da Prefeitura do Rio, a mesma finalmente se manifestou com um projeto para atender a região. Conforme consta no Ante-Projeto número 24 deste documento da Prefeitura do Rio:

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/91265/4133646/relacaodeprojetoscicloviasPAGINASMAC16115.pdf

 24 PENHA- MANGUINHOS, com integração com TRENS E BRT (TransCarioca e TransBrasil) e teleférico Morro do Alemão) - AP3 14,50km:
 CICLOFAIXA E FAIXA COMPARTILHADA ANTE-PROJETO SMAC Ruas Montevidéo, Nicarágua, Leopoldina Rêgo, Cardoso de Moraes, Leopoldo Bulhões, Avs. Londres, Teixeira de Castro, Ruas dos Campeões, Sargento Silva Nunes, Emílio Zaluar, Estrada Engenho da Pedra, Ruas Dr. Nunes, Santa Ingrácia, São Godofredo, Santa Basilissa e Comandante Vergueiro. 

Não esqueçamos que a Prefeitura do Rio é famosa por promessas não cumpridas, mas com o benefício da dúvida, surge uma grande questão neste traçado aqui representado geograficamente:

http://pcrj.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=5005177263f44932b87564b4fb8defdc

Se visualizarmos o trecho da famosa Rua Emilio Zaluar, a rua mais estreita de toda Transcarioca, o trajeto abaixo seria uma piada de mal gosto:

Trajeto no ante projeto da Prefeitura passa pela Rua Emilio Zaluar, junto a Transcarioca
Considerando as métricas de segurança de calçada e faixa de rolamento, onde mais colocar esta ciclovia nesta rua?

Calçadas com 80cm, faixa de veículos estreita e a Transcarioca, onde cabe uma ciclovia na Rua Emilio Zaluar?

Proposta deste Blog

Restaurar a utilização da área do antigo Rio Cine Palace, na Rua Cardoso de Morais, 400, dando um patamar de área de cultura e lazer, aos molde do Parque Madureira, mas em menor escala:


A área do antigo cinema Cine Palace em Ramos, uma das maiores do Rio de Janeiro, e hoje cai aos pedaços.
Do antigo cinema, apenas as lojas que ficavam as suas portas sobraram e agora são oficinas mecânicas
A representação cartográfica permitiria um Parque com espaço para uma Lona Cultural, quadras polivalentes, pistas de skate e cabines da Polícia Militar e da administração Municipal, além da ciclovia:


O Parque ocuparia a antiga área do cinema, com duas saídas: Na Rua Cardoso de Morais e na Rua Romero Zander, permitindo a passagem da ciclovia
Além de uma proposta factível de ciclovia, ainda compensaria todas as praças e arvores tomadas e destruidas pela Transcarioca em Ramos, com a desapropriação de um único prédio decadente, trazendo a Ramos o beneficio normal de qualquer bairro residencial do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário