Resumo de Ramos, para quem não conhece os graves problemas do bairro
De forma a deixar clara as mazelas do bairro de Ramos, na Cidade Maravilhosa, ou como chamam agora: Cidade Olímpica, ou mais tradicional: São Sebastião do Rio de Janeiro; fizemos um resumo do que fingem ignorar neste que é o tradicional reduto do que mais gera receita no município: o samba.
A locação do Cacique de Ramos e da Imperatriz Leopoldinense e nosso bairro criam uma dicotomia do esmero da Prefeitura em cuidar deste patrimônio imaterial que não se reflete no patrimônio material do nosso bairro.
Capitulo 1: Mobilidade em Ramos
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Nesta foto da década de 1920 já é possível identificar o "buraco" de Ramos |
Como todos os bairros da zona da Leopoldina, tem neste seccionamento do bairro pelos trilhos do trem um grande desafio de mobilidade. "Buracos" (passagens subterrâneas), passarelas e viadutos foram construídas com intuito de reduzir este grande impacto , mas não atendem mais aos critérios de acessibilidade e nem sequer de manutenção.
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Viaduto Sâo Cosme e Damião, parte das soluções para interconexão de Ramos |
No diagnostico destas passagens, temos algumas reportagens sobre:
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Passarela em Ramos está abandonada, com sujeira e tem problema de iluminação |
Matéria em integra:
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Moradores reclamam de obras inacabadas em passarelas no Rio |
Matéria em integra:
http://videos.r7.com/moradores-reclamam-de-obras-inacabadas-em-passarelas-no-rio/idmedia/55f9bebc0cf207122e7379b3.html
http://videos.r7.com/moradores-reclamam-de-obras-inacabadas-em-passarelas-no-rio/idmedia/55f9bebc0cf207122e7379b3.html
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Falta conservação em passagem da SuperVia em Ramos |
Matéria em integra:
http://oglobo.globo.com/eu-reporter/falta-conservacao-em-passagem-da-supervia-em-ramos-18041720
http://oglobo.globo.com/eu-reporter/falta-conservacao-em-passagem-da-supervia-em-ramos-18041720
Mas ainda temos outros pontos de atenção, que de tão acostumados ao errado, esquecemos de cobrar o certo:
O BRT Transcarioca, declarada como Legado Olímpico do bairro, fez na Rua Emilio Zaluar algo impar em todo o seu trajeto! É o unica via de todo trajeto de todo o corredor onde a velocidade máxima é de 20km/h, por razões óbvias: também é a única rua residencial por onde o BRT passa.
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BRT Transcarioca Ao longo de 27 bairros, a Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, diminuindo distâncias e trazendo mais rapidez ao dia a dia |
Leia em integra o que foi vendido a população carioca:
http://www.cidadeolimpica.com.br/orgulho-da-transcarioca/
Destaco o seguinte paragrafo deste site:
"Com 39km de extensão e 47 estações, a Transcarioca passa por 27 bairros que ganharam, como consequência das obras do corredor, uma verdadeira transformação. Calçadas e pavimentação novas, reestruturação no sistema de drenagem, melhoria na iluminação, passarelas e novos semáforos foram algumas das mudanças em bairros como Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Madureira, Campinho, Jacarepaguá, Penha e Ramos."
http://www.cidadeolimpica.com.br/orgulho-da-transcarioca/
Destaco o seguinte paragrafo deste site:
"Com 39km de extensão e 47 estações, a Transcarioca passa por 27 bairros que ganharam, como consequência das obras do corredor, uma verdadeira transformação. Calçadas e pavimentação novas, reestruturação no sistema de drenagem, melhoria na iluminação, passarelas e novos semáforos foram algumas das mudanças em bairros como Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Madureira, Campinho, Jacarepaguá, Penha e Ramos."
E remeto a reportagem da Rede Record acima mencionada e pergunto: Que passarela?
Já que também foram citadas calçadas pela Cidade Olímpica, voltemos a Rua Emilio Zaluar:
Já que também foram citadas calçadas pela Cidade Olímpica, voltemos a Rua Emilio Zaluar:
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Rua Emilio Zaluar, em Ramos, após as obras do BRT Transcarioca |
Conseguem observar como a calçada ficou após este legado? Em alguns trechos apenas com 60 cm de largura, e estes míseros disputados por postes, latas de lixo, carros e, quem menos tem direito em toda esta estória: o pedestre!
A versão da estória que contam é que os moradores não foram desapropriados em um ato de bondade da Prefeitura, bondade esta que deixou-os sem calçada, sem vagas de garagem, sem árvores para auxiliar no verão carioca e sem paz (este abordarei mais à frente no texto).
A versão da estória que contam é que os moradores não foram desapropriados em um ato de bondade da Prefeitura, bondade esta que deixou-os sem calçada, sem vagas de garagem, sem árvores para auxiliar no verão carioca e sem paz (este abordarei mais à frente no texto).
Usaram de enrolação, de falta de orientação, até mesmo de uma ou outra proposta irrisória de remuneração pelo imóvel para que o próprio morador de Ramos aceitasse esta situação de não desapropriar. Um valor correto, que permitisse o morador continuar morando no bairro (afinal, o que não falta em Ramos são imóveis vagos) estava além da possibilidade financeira de oferta da própria Prefeitura do Rio!
Achamos o motivo do ato de bondade, de não oferecerem um valor justo para desapropriar imóveis como originalmente previsto (veja a lei que citava os imóveis aqui: http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=52746):
Achamos o motivo do ato de bondade, de não oferecerem um valor justo para desapropriar imóveis como originalmente previsto (veja a lei que citava os imóveis aqui: http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=52746):
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Mergulhões do Transcarioca custaram o dobro, diz TCM |
Leia em integra a matéria:
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-02-19/mergulhoes-do-transcarioca-custaram-o-dobro-diz-tcm.html
Destaque nosso da matéria:
"Auditoria feita pelo Tribunal deContas do Município (TCM-RJ) pede à Prefeitura do Rio a devolução de R$ 66 milhões referentes a obras no Transcarioca. O dinheiro foi um ‘extra’ usado na construção de dois mergulhões na Barra, que custaram R$ 133 milhões, o dobro do valor previsto no projeto"
Deixando mais simples: precisavam economizar o que gastaram a mais na Barra da Tijuca! Melhor forma? fazendo porcamente a obra em Ramos, pois a Barra da Tijuca não pode ficar feia. Aliás, lembram de nossa passarelas por sobre o trilhos da Supervia, sendo que uma foi demolida pela Prefeitura para passar a Transcarioca? Observem o padrão das passarelas construídas na Barra da Tijuca:
"Auditoria feita pelo Tribunal de
Deixando mais simples: precisavam economizar o que gastaram a mais na Barra da Tijuca! Melhor forma? fazendo porcamente a obra em Ramos, pois a Barra da Tijuca não pode ficar feia. Aliás, lembram de nossa passarelas por sobre o trilhos da Supervia, sendo que uma foi demolida pela Prefeitura para passar a Transcarioca? Observem o padrão das passarelas construídas na Barra da Tijuca:
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Passarela do BRT Transcarioca, inaugurada recentemente na Barra, alaga em dia de chuva fraca |
Os otimistas dizem: mas ganhamos muito com o BRT Transcarioca, mas fica a pergunta: quem tem coragem de usar?
http://extra.globo.com/noticias/rio/brt-transcarioca-provoca-engarrafamento-nas-transversais-14177986.html
Lembrando: Não somos contra a Transcarioca, mas somos contra obras mal feitas com o nosso dinheiro!
Em um momento, a Prefeitura do Rio fingiu querer nos ouvir através de um programa chamado "Desafio Àgora", uma plataforma de relacionamento do cidadão com a mesma. Então juntando esforços, de forma a continuarmos agindo em prol da qualidade de vida em nosso bairro, fizemos uma proposta para Ramos:
E esta, que prometi voltar com o tema da Rua Emilio Zaluar:
Depois de ler sobre calçadas, passarelas e BRT que não atendem as necessidades básicas de segurança, você que anda de carro pensa que nada tem a ver com isto, mas reavalie:
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BRT Transcarioca provoca engarrafamento nas transversais |
Matéria em integra:
http://extra.globo.com/noticias/rio/brt-transcarioca-provoca-engarrafamento-nas-transversais-14177986.html
Lembrando: Não somos contra a Transcarioca, mas somos contra obras mal feitas com o nosso dinheiro!
Em um momento, a Prefeitura do Rio fingiu querer nos ouvir através de um programa chamado "Desafio Àgora", uma plataforma de relacionamento do cidadão com a mesma. Então juntando esforços, de forma a continuarmos agindo em prol da qualidade de vida em nosso bairro, fizemos uma proposta para Ramos:
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Elevar ou colocar subterrâneos os trilhos da Supervia em bairros estratégicos |
Leia em integra:
Destaque:
"Estes dois diagnosticos levam a proposta de elevação dos trilhos ou implantação de passagem subterrânea dos trilhos, entre as Estações de Bonsucesso e Ramos, resultado em reconexão dos lados do bairro e em uma grande área de lazer para a população. A liberação das áreas a nível do chão permite um deslocamento a pé e um fluxo de pessoas mais intenso reintegrando e permitindo aos bairros crescerem, gerarem emprego e reduzirem a necessidade de deslocamento."
Mas então pegam a ideia que foi proposta para Ramos e aplicam em vários bairros, menos Ramos:
"Outro projeto importante é o da reformulação das principais estações ferroviárias das zonas Norte e Oeste da cidade, com o rebaixamento do leito ferroviário, eliminação de barreiras visuais nos bairros, a reintegração dos bairros separados pela linha férrea e o reestabelecimento da circulação de pessoas e veículos ao nível do solo. Entre as possíveis áreas do projeto estão Pavuna, Rocha Miranda, Penha, Bangu, Penha Circular, Mercadão de Madureira, Pilares, Campo Grande, Cascadura/Madureira, Central, Santa Cruz, Méier e Engenho Novo."
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5665645
E assim vamos ficando para trás, sendo usados como massa de manobra e de geração de votos na eleição, sem que nada nos seja revertido...
Próximo capitulo: Lazer em Ramos
"Estes dois diagnosticos levam a proposta de elevação dos trilhos ou implantação de passagem subterrânea dos trilhos, entre as Estações de Bonsucesso e Ramos, resultado em reconexão dos lados do bairro e em uma grande área de lazer para a população. A liberação das áreas a nível do chão permite um deslocamento a pé e um fluxo de pessoas mais intenso reintegrando e permitindo aos bairros crescerem, gerarem emprego e reduzirem a necessidade de deslocamento."
Mas então pegam a ideia que foi proposta para Ramos e aplicam em vários bairros, menos Ramos:
"Outro projeto importante é o da reformulação das principais estações ferroviárias das zonas Norte e Oeste da cidade, com o rebaixamento do leito ferroviário, eliminação de barreiras visuais nos bairros, a reintegração dos bairros separados pela linha férrea e o reestabelecimento da circulação de pessoas e veículos ao nível do solo. Entre as possíveis áreas do projeto estão Pavuna, Rocha Miranda, Penha, Bangu, Penha Circular, Mercadão de Madureira, Pilares, Campo Grande, Cascadura/Madureira, Central, Santa Cruz, Méier e Engenho Novo."
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5665645
E assim vamos ficando para trás, sendo usados como massa de manobra e de geração de votos na eleição, sem que nada nos seja revertido...
Próximo capitulo: Lazer em Ramos
Justo o que eu procurava sobre corrimão de acessibilidade. Obrigada!
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