A prefeitura do Rio de Janeiro neste ato de retirar da carteira de projetos da Olimpíadas assume que o prazo é inexequível até 2016, o que põe em xeque a existência do mesmo. Segundo informações públicas (internet) o atraso se deu primeiramente por uma empresa que entrou com uma liminar impedindo a licitação e uma vez vencida esta etapa de derrubar a liminar, o Ministério Público também suspendeu pedindo explicações sobre o projeto.
Esta semana, uma novidade se noticiou: mesmo não sendo legado para a Olimpíadas, o projeto terá sua licitação para o trecho 1 (Deodoro <> Cajú), o que sozinho não representa nenhum avanço no sistema de transporte da cidade.
A novela trecho 2:
Apesar de uma definição clara que a Transbrasil será pela Av. Brasil (até aí, nenhuma dificuldade cognitiva para a turma de engenheiros), o Trecho 2, que é do Cajú até o Centro é uma incógnita. Até mesmo onde no Centro seria este "Centro" era especulação. Originalmente cotado no Aeroporto Santos Dumont, já foi indicado na Central do Brasil e finalmente na Candelária, que parece ter sido a proposta de consenso.
Até mesmo como iriam chegar até esta estação final, ou seja, o trajeto do trecho 2 teve mudanças. Originalmente seguiria pela Av. Rodriggues Alves, Praça Mauá e Praça XV até o Aeroporto, depois, pela Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas até a Rua Primeiro de Março e Av. Antonio Carlos, depois pelo mesmo trajeto porém parando na Candelária e agora finalmente, segundo palavras do prefeito:
"...o prefeito Eduardo Paes detalhou, em maio, o provável traçado do BRT na chegada ao Centro: ao deixar a Avenida Brasil, o corredor seguirá pela Rodrigues Alves, Túnel João Ricardo (Central do Brasil) e Presidente Vargas, até a Candelária, onde será construído um terminal." Fonte Jornal O DIA
A proposta do BLOG.
Independente de opção da Av. Francisco Bicalho ou da Av. Rodrigo Alves, a chegada a Candelária é fato. A proposta original de chegar ao Aeroporto foi impedida pois o terminal ficaria no Aterro do Flamengo, que é tombado e não poderia sofrer alterações, e com isto o trajeto foi sofrendo reduções até chegar a Candelária.
A proposta deste Blogger é um pouco mais arrojada e ao mesmo tempo de baixíssimo custo de implantação: Levar a Transbrasil até Botafogo.
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A proposta conectando a Candelária ao Aterro do Flamengo |
Mas o Aterro não é tombado? Sim, mas a proposta não pressupõe nada que altere a paisagem. Hoje o sistema de BRS basea-se apenas em uma pintura de faixa azul de trafego continua no chão, câmeras de monitoramento e radares, que aparta o transito de veículos particulares dos coletivos. Esta simples reprodução do modelo segregaria o transito dos BRT dos demais veículos sem que mexam em uma folha de grama para implantação, já que hoje o Aterro já possui tudo isto. Durante a passagem no Aterro não haveriam estações, assim como hoje os ônibus que lá passam não possuem pontos para embarque ou desembarque de passageiros, cabendo apenas a Av. Nações Unidas, em Botafogo, esta estrutura.
Vantagens do projeto:
Na atual proposta da prefeitura:
1. O sistema de Metrô no Centro do Rio está sobrecarregado, e a atual proposta é de mais um sistema contribuindo com esta lotação;
2. Não há conexão entre os dois principais aeroportos da Cidade (Galeão e Santos Dumont);
3. Não atende a um grande publico que tem como destino a Zona Sul da cidade, considerando os oriundos da Av, Brasil ou os que saem do Centro e das Barcas com destino a esta região.
Na proposta aqui apresentada:
1. Haverá mais pontos de entrega do sistema, atendendo a um grande volume de cidadãos e turistas que tem por destino a Zona Sul ou o Aeroporto Santos Dumond;
2. Conecta os aeroportos sem impactar o tombamento do Aterro;
3. Atende também a uma grande demanda de conexão das Barcas Rio-Niteroi, hoje totalmente apartada de todos os planos de articulação de transporte da cidade.
Terminal em Botafogo:
Ao seguir pelo Aterro, os atuais pontos de ônibus hoje existentes em Botafogo seriam substitutos por estações, conforme propostas ilustrativas abaixo. Considerando que os locais aqui propostos já tem a largura necessária, com poucas intervenções da construção das estações e da ligação para pedestres. O custo é baixo com grande benefícios aos usuários da própria Transbrasil e das Barcas Rio Niterói.
Terminais do Aeroporto em diante:
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Estação Santos Dumond, conectada a passarela já existente na Av. General Justo |
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Estação Enseada de Botafogo, conectada a passagem subterrânea já existente |
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Estação Terminal Mourisco, com espaço para manobra e para a faixa reversível de carros, sem grande impactos e com a ligação a passarela já existente |
Fins de Semana:
Nos fins de semana o Aterro é interditado para converter-se em área de lazer. Considerando a grande redução de demanda, a estação Candelária poderá assumir o papel de estação terminal, reduzindo o trajeto do Transbrasil somente até o Centro, possibilitando o usuário a utilizar outros meios de transporte da região.
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